31 de março de 2011

Dw-world.de > Tokio Hotel continuam a acumular sucessos

O fenómeno Tokio Hotel continua a causar furor entre os adolescentes, e não só na Alemanha. Com mais de 6 milhões de álbuns vendidos, o quarteto de Tom e Bill Kaulitz conquistaram o mundo da música pop.
Quatro meninos de Loitsche, uma aldeia perto de Magdeburgo, na Alemanha Oriental. Tom e Bill, os dois irmãos gémeos, fazem música desde que são pequenos e sempre tiveram o apoio do seu padrasto, que fez que eles subissem ao palco pela primeira vez aos nove anos. Foi nesse concerto quando encontraram os outros dois membros da banda, Gustav Schäfer e Georg Listing, e assim os quatro formaram o grupo “Devilish”, tocavam em clubes locais e participavam em várias competições. A carreira meteórica do grupo começou há sete anos, depois de Bill Kaulitz ser descoberto em 2003 por um produtor durante o casting para um evento musical.
 
Um plano para o sucesso
Tokio Hotel trabalharam por dois anos no estúdio para produzir o primeiro álbum, tendo aulas de canto e instrumental. Com a aparência andrógina e vestido fora do comum, foi Bill Kaulitz quem chamou mais a atenção dos media porque ele estava destinado a aparecer no topo da Bravo, o número de uma revista adolescente na Alemanha.
Desde o início, o semanário, publicado em Munique, seguiu passo a passo as acções e eventos na vida dos Tokio Hotel. “As novas estrelas alemãs”, intitulada pela Bravo muito antes de ser colocada à venda a primeira música. Por isso, não surpreende que o seu single de estreia com o grupo, “Through the Monsoon”, rapidamente chegou a ocupar o topo do ranking de álbuns.”Fomos incrivelmente afortunados”, disse Bill Kaulitz, então, “não é fácil encontrar as pessoas certas”.



Bildunterscgrift: Bill Kaulitz no festival de San Remo com “Humanoid”

Não foi só sorte, mas também um grande trabalho de marketing que compõem a chave para o sucesso do quarteto pop, como o empresário e a gravadora que os levou desde o início de uma entrevista para outra. Na Alemanha, não houve um zumbido, mesmo involuntariamente, o sucesso dos Tokio Hotel a partir de 2005 até 2008.
 
Personagens da cultura emo
Mesmo sendo um semanário alemão Stern , bastante crítico, publicou um longo artigo sobre a banda intitulado “Nirvana para adolescentes”. Principalmente o vocalista, Bill Kaulitz, é sempre o foco da atenção pelo seu estilo de vestir e de se arranjar. Com as pálpebras pintadas, cabelo, uma mistura de punk e manga, um piercing na língua e roupas coloridas, Bill é um ídolo adorado por quantidades de fãs do sexo feminino.
Para resumir o estilo dos Tokio Hotel pode-se dizer que eles colocaram o sentimento de hard rock como “tribo urbana” e de que são muito bem vistos a soltar emoções. E são, acima de tudo, as meninas que se identificam com os seus textos, que falam sobre vida, amor, dor e raiva. Eles são, autobiográficos em parte, porque os pais dos irmãos Kaulitz separaram-se quando eles eram ainda crianças.

Bildunterschrift: Histeria e mensagens dos fãs dos Tokio Hotel à espera da banda

Amado, odiado e celebrado em todo o mundo
Muitos fãs também têm causado muita inveja. Aos Tokio Hotel, ou amá-los ou rejeitá-los. Eles são muitas vezes a troça e na Internet parecem campanhas contra a banda de vez em quando. Em 2006, Bill foi eleito durante um programa de televisão como o “alemão mais enervante”. Mas apesar de tudo, os Tokio Hotel estão a acumular sucessos. A banda ganhou prémios de várias músicas na Alemanha e no exterior. Na França, eles são mega-estrelas, têm uma grande comunidade de fãs na América do Sul, e nos EUA. Nos dois últimos álbuns estão entre os top 40 de rankings. Em Israel, cerca de 6.000 fãs assinaram uma petição para que os Tokio Hotel pudessem tocar no seu país, e eles conseguiram.
Os rapazes de Magdeburgo conseguiram até mesmo que os seus fãs estrangeiros aprendessem alemão para cantar as suas canções, apesar de terem gravado alguns dos seus álbuns em Inglês. Nos últimos anos, os Tokio Hotel estão dedicados a projectos de caridade, e Bill Kaulitz desfilou recentemente na Semana de Moda de Milão. Mas o grupo não pára e, como a música é a sua coisa, é certo que a carreira dos Tokio Hotel ainda não tenha chegado ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário